Educação: Lourenço do Rosário Avalia o Ensino Superior em Moçambique

Lourenço do Rosário, Reitor da Universidade Politécnica, avalia o ensino superior em Moçambique e menciona os grandes desafios a serem enfrentados nesta área.

Lourenço do Rosário, Reitor da Universidade Politécnica, avalia o ensino superior em Moçambique e menciona os grandes desafios a serem enfrentados nesta área.

“Ao nível da educação superior, os desafios passam pela consolidação de um programa de crescimento de ingresso de estudantes no ensino superior, assim como o acompanhamento de uma consolidação de oferta de qualidade desse mesmo ensino superior. Até 1995, só havia uma universidade e dois institutos superiores em Moçambique, todos eles públicos. A nossa instituição apareceu exatamente em 1995, como a primeira instituição privada de ensino superior. Havia uma grande pressão por parte do público e dos cidadãos para que houvesse um processo de expansão do ensino superior, e o país não estava preparado para acompanhar essa pressão política com um crescimento rápido de instituições do ensino superior. Hoje se passaram 20 anos e temos 50 instituições de ensino superior. Além disso, o número de estudantes aumentou de 12.000 a 150.000 estudantes. No entanto, este crescimento se fez acompanhar, na rede pública e privada, da preocupação em trazer fatores de qualidade para este crescimento (como por exemplo infraestruturas, equipamentos, corpo docente, laboratórios, bibliotecas, etc.) e também efetuar um alargamento da rede de cooperação internacional junto de centros mais avançados do ensino superior, de forma a realizar uma transferência de conhecimento científico, tornando os nossos quadros mais competitivos”, explica Lourenço do Rosário.

Scroll to top
Close