A Politécnica: 10º Congresso Internacional de Educação Superior
Lourenço do Rosário, Reitor da Universidade Politécnica, fala sobre o 10º Congresso Internacional de Educação Superior, que aconteceu em Havana entre os dias 15 a 19 de fevereiro de 2016.
Lourenço do Rosário, Reitor da Universidade Politécnica, fala sobre o 10º Congresso Internacional de Educação Superior, que aconteceu em Havana entre os dias 15 a 19 de fevereiro de 2016.
“As universidades moçambicanas, incluindo a Universidade Politécnica, aceitaram, em peso, o convite feito pelas autoridades cubanas para ir a Havana. Moçambique foi representado por 40 delegados de praticamente todas as grandes universidades do país. Foi uma semana de intensos debates sobre várias matérias, como pesquisa, extensão, docência e relações com a comunidade. O elemento fundamental dessas discussões foi o desenvolvimento das ciências pedagógicas para o ensino superior. As universidades moçambicanas, assim como a maioria das africanas, seguem um paradigma ocidental, europeu, no qual o docente de ensino superior pode ser, ao mesmo tempo, um investigador científico. Dessa forma, coloca-se um pouco de lado a questão da pedagogia. Vimos que essa preocupação das universidades latino-americanas é extremamente importante para nós. Sentimos, cada vez mais, que só a transmissão da ciência não é suficiente para transformar as universidades em atores no processo de ensino e aprendizagem e no desenvolvimento de recursos humanos para o país. Hoje, a Universidade Politécnica considera importante criar condições para estabelecer seus primeiros cursos de pós-graduação em pedagogia”, explica Lourenço do Rosário, Reitor da Universidade Politécnica.
“Nossa ideia é primeiro lançar essa discussão e consolidá-la. Estive com o Reitor da Universidade Eduardo Mondlane e o da Universidade Zambeze, que são as grandes universidades de Moçambique, ambas públicas. Todos comungamos da ideia de que podemos estabelecer uma rede de ações que podem acontecer em qualquer uma dessas universidades, desde que estejam abertas a todos os docentes das universidades moçambicanas. Isso atenderia à necessidade que o ensino superior tem de docentes formados também em pedagogia”.