Lourenço do Rosário: “Existe um Intercâmbio Muito Intenso”

Lourenço do Rosário, Reitor da Universidade Politécnica, fala sobre alguns intercâmbios que já foram realizados com universidades de outros países.

Lourenço do Rosário, Reitor da Universidade Politécnica, fala sobre alguns intercâmbios que já foram realizados com universidades de outros países.

“No Brasil, durante o governo Lula, determinou-se que no ensino fundamental fossem ministradas aulas de história e de cultura da África. Só que as universidades e as escolas estavam despreparadas, porque não havia recursos humanos para isso. Então o governo Lula criou a Unilab, no Nordeste do país. Essa universidade é a encarregada de manter a presença da África no ensino brasileiro, e recebe uma porcentagem de alunos africanos. Aliás, todas as universidades brasileiras têm desenvolvido programas de graduação e pós-graduação relacionados a estudos africanos. Nós estabelecemos um protocolo de colaboração com a Unilab e estamos, neste momento, preparando uma delegação que vai visitar o Brasil para um intercâmbio de conhecimentos atualizados sobre a África. Fizemos também convênios com outras universidades brasileiras e portuguesas. No Brasil, temos parceria com a Universidade de São Paulo, a PUC [Pontifícia Universidade Católica] de Minas Gerais e a do Rio de Janeiro e a Universidade de Franca. Isso envolve tanto a vinda de docentes para ministrar nossos cursos de pós-graduação como de estudantes de mestrado e doutorado. Esses estudantes, além de poder participar de seminários, têm a obrigação de dar algumas aulas nos nossos cursos de graduação, para ter melhor contato com a nossa realidade. Nos concursos para carreira docente, estamos recebendo agora uma catedrática da Universidade de Franca que vem participar da banca de promoção de um professor associado da nossa universidade. Com as outras universidades, há bolsas, temos enviado nossos estudantes para fazer uma parte do curso de graduação no Brasil, especialmente em Belo Horizonte e no Rio de Janeiro. Isso significa que existe um intercâmbio muito intenso. Em Portugal, temos convênio com o ISCTE (Instituto Universitário de Lisboa), a Universidade de Coimbra e a Universidade de Lisboa, que essencialmente nos enviam docentes para dar aulas nos cursos de mestrado”, explica Lourenço do Rosário, Reitor da Universidade Politécnica.

Scroll to top
Close