Moçambique: Workshop Sobre a Situação das Mulheres no Mercado de Trabalho
A igualdade de género no mercado de trabalho focalizou o debate no workshop interactivo subordinado ao tema “A situação das mulheres no mercado do emprego – Trabalho e perspectivas para o futuro”, promovido no dia 25 de Maio, em Maputo, pela Universidade Politécnica e a Embaixada da Suécia.
A igualdade de género no mercado de trabalho focalizou o debate no workshop interactivo subordinado ao tema “A situação das mulheres no mercado do emprego – Trabalho e perspectivas para o futuro”, promovido, esta quarta-feira, 25 de Maio, em Maputo, pela Universidade Politécnica e a Embaixada da Suécia.
Neste seminário, dirigido a docentes e discentes desta instituição privada de ensino superior, foram fornecidos conselhos úteis e práticos aos alunos, bem como orientações no sentido de tomarem as melhores decisões no futuro em relação ao emprego.
Falando em representação do Magnífico Reitor da Universidade Politécnica, Dra. Natália Folgado, Directora Geral dos Institutos Médios Politécnicos e Escolas Secundárias da Politécnica, disse aos presentes no workshop que a parceria entre a embaixada da Suécia e a Universidade Politécnica “torna possível a transmissão de conhecimentos sólidos sobre os desafios que possam enfrentar e de habilidades práticas que vos proporcionarão melhores condições para competirem no mercado de trabalho”.
“Para o efeito, a embaixada da Suécia e a Universidade Politécnica trabalharam em conjunto com especialistas de algumas empresas e organizações locais, tanto do sector privado como os da sociedade civil, incluindo de uma agência de recrutamento, para difundir aos jovens conhecimentos úteis e práticos de como, por exemplo, devem escrever um curriculum vitae e serem bem-sucedidos numa entrevista de emprego”, referiu Natália Folgado.
Por fim, a Directora Geral dos Institutos Médios Politécnicos e Escolas Secundárias da Politécnica não escondeu o seu desejo de ver os participantes, segundo afirmou, a tirarem máximo proveito desta oportunidade que têm de enriquecer a formação com conhecimentos que, seguramente, serão úteis para o futuro.
Por sua vez, a embaixadora da Suécia em Moçambique, Irina Nyoni, explicou as razões da escolha do tema “A situação das mulheres no mercado do emprego – Trabalho e perspectivas para o futuro”, referindo que a igualdade de género tornou-se, há anos, uma prioridade na Suécia.
No entanto, acrescentou, “recentemente ficou decidido que vamos ter uma política ainda mais centrada nos assuntos de igualdade de género. Ou seja, agora temos uma política de relações exteriores feminista”.
Irina Nyoni disse, ainda, que é um orgulho para o seu país lançar a campanha #FirstGeneration em Moçambique, esperando que este workshop seja muito útil para os docentes e discentes da Universidade Politécnica.
“Os resultados das discussões deste workshop levaremos para Estocolmo. As experiências que sairão daqui serão juntadas com às dos demais países para elaborar um relatório. Estou feliz por saber que Moçambique ocupará algumas páginas desse documento”, concluiu a embaixadora da Suécia.
Importa referir que este workshop é organizado no âmbito da campanha #FirstGeneration, uma iniciativa do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Suécia que pretende sensibilizar os jovens sobre a importância dos objectivos do desenvolvimento sustentável e a agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).